A evolução do uso da internet
A cada dia, 500 mil pessoas entram na internet pela primeira vez. O número de usuários já ultrapassou 2 bilhões no último ano, e o tempo de permanência cresceu de 46 minutos em 2002, para mais de 4 horas em 2012. Esses dados, descobertos em estudos do portal Best Education Sites, mostram as mudanças em relação ao uso da tecnologia na última década.
Diariamente somos bombardeados com milhares de notícias, imagens, vídeos, sons. Por hora, são publicados 200 milhões de tuítes; a cada minuto são disponibilizadas 48 horas de vídeo no YouTube; e cada segundo um novo blog é criado. 70% das pessoas já consideram a Internet indispensável. E, enquanto em 1982 havia 315 sites na Internet, hoje existem 174 milhões.
No Brasil, a pesquisa Ibope Media constatou que, no último ano, o número de usuários chegou a 94,2 milhões, ocupando o quinto lugar no ranking de países mais conectados. Outra informação relevante mostra a regularidade do acesso: 50,7 milhões de usuários acessam regularmente a Internet. 38% das pessoas acessam a web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente.
Outro hábito que vem crescendo entre os internautas brasileiros é a compra online. Em 2008 foram gastos R$ 8,2 bilhões em compras on-line. Em 2009, mesmo com crise, foram R$ 10,6 bilhões. 2010 fechou com R$ 14,8 bilhões, atingindo 1/3 de todas as vendas de varejo feitas no Brasil e em 2011 foram gastos R$ 18,7 bilhões. O crescimento mostra o potencial do mercado, que ainda não atingiu 20% do total de usuários ativos.
Mas o campeão na preferência do público brasileiro é sem dúvida o mundo das redes sociais. Segundo pesquisa publicada na revista Galileu, mais de 90% dos usuários está nas redes sociais, sendo o Facebook o mais acessado, com 94% da preferência, seguido do Orkut, com 75%, e do Twitter com 73%.
Com esse mercado promissor, o mundo empresarial teve que se adaptar rapidamente as novas ferramentas, buscando oferecer um atendimento diferenciado e, principalmente, um contato mais direto com seu cliente. Ao colocar uma marca na internet, independente da rede social escolhida, é preciso preparo, pesquisa e estratégia.
A empresa estará abrindo um novo canal de comunicação, que assim como os outros, precisa de conteúdos de relevância para um determinado público alvo; que apresente a empresa, seus produtos, serviços, missão , entre outros; que tenha uma linha de comunicação condizente a imagem da empresa, criando empatia ao público, e, principalmente, saber que este, diferente dos outros, não é um canal de comunicação de mão única. A interatividade é a palavra-chave desta ferramenta, e por isso deve-se ter extremo cuidado ao falar pela empresa na internet.
O que é preciso para criar esse vínculo com o cliente? Como apresentar a empresa em uma linguagem condizente a sua imagem e ao mesmo tempo interessante ao usuário da internet? Por ser uma área recente e em constante mudança, não existem fórmulas de sucesso totalmente confiáveis, e até mesmo as maiores empresas costumam falhar na comunicação com seu público.
Se você quer divulgar sua empresa na internet e interagir com seu público, entre em contato com a Taaqui.org, faça um orçamento e conheça todas as vantagens!
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No Brasil, a pesquisa Ibope Media constatou que, no último ano, o número de usuários chegou a 94,2 milhões, ocupando o quinto lugar no ranking de países mais conectados. Outra informação relevante mostra a regularidade do acesso: 50,7 milhões de usuários acessam regularmente a Internet. 38% das pessoas acessam a web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente.
Outro hábito que vem crescendo entre os internautas brasileiros é a compra online. Em 2008 foram gastos R$ 8,2 bilhões em compras on-line. Em 2009, mesmo com crise, foram R$ 10,6 bilhões. 2010 fechou com R$ 14,8 bilhões, atingindo 1/3 de todas as vendas de varejo feitas no Brasil e em 2011 foram gastos R$ 18,7 bilhões. O crescimento mostra o potencial do mercado, que ainda não atingiu 20% do total de usuários ativos.
Mas o campeão na preferência do público brasileiro é sem dúvida o mundo das redes sociais. Segundo pesquisa publicada na revista Galileu, mais de 90% dos usuários está nas redes sociais, sendo o Facebook o mais acessado, com 94% da preferência, seguido do Orkut, com 75%, e do Twitter com 73%.
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O que é preciso para criar esse vínculo com o cliente? Como apresentar a empresa em uma linguagem condizente a sua imagem e ao mesmo tempo interessante ao usuário da internet? Por ser uma área recente e em constante mudança, não existem fórmulas de sucesso totalmente confiáveis, e até mesmo as maiores empresas costumam falhar na comunicação com seu público.
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